Saudações, Leitores!
Nesta edição, a nossa Revista Diálogo Contábil traz um tema instigador para o cenário empresarial, “Inovar, Gerir e Ser Sustentável”. Tema constantemente debatido nos meios de comunicação, contudo, evidenciamos que a prática de atividades relacionadas a inovação, gestão e sustentabilidade, não é algo simples de ser desenvolvida, inclusive no ambiente das empresas de contabilidade, onde o ritmo acelerado para acompanhar as mudanças da legislação brasileira, atrelado aos prazos estabelecidos pelos órgãos de controle e todas as obrigações exercidas pelo profissional da contabilidade, exige muita execução, dificultando a gestão, a inovação e a preocupação com o sustentável.
No entanto, não podemos mais esperar o tempo propício para implementar mudanças, pois comprometemos a qualidade dos serviços prestados. O artigo apresentado na nossa revista, pelo Professor Antônio Carlos Ribeiro da Silva, carinhosamente chamado de Professor ACR, traz os conceitos e esclarecimentos necessários sobre o tema central, apresentando a necessidade urgente de quebra de paradigmas, pois empresas que não invistam na inovação, nos modelos modernos de gestão e consequentemente na sustentabilidade, fatalmente perderão espaço na sociedade.
E sobre a vertente da inovação, da gestão e da sustentabilidade temos o brilhante trabalho desenvolvido pelos Professores Laís Pâmela Soares Loiola da Silva e Profa. Márcia Figueredo D’Souza, sobre Bancos Digitais, o qual apresenta no artigo “BANCOS DIGTAIS BRASILEIROS: EFICIÊNCIA E DESEMPENHO SOB ENFOQUE DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS(DEA)”, resultados que evidenciam a necessidade de melhor gestão de empresas deste seguimento, para que se mantenham no mercado, fazendo abordagens que provocam reflexão sobre o que é gerir. Destacamos ainda o artigo “DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO FERRAMENTA DE DECISÃO André Luís Barbosa dos Santos Presidente do CRCBA PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIA BASEADA EM RISCOS EM EMPRESA ESTATAL: ESTUDO DE CASO.”, de autoria das Professoras Mileide Teles da e Maria Alice Guedes Porto, apresenta como as demonstrações contábeis são de importância fundamental no processo de análise dos riscos, a necessidade de adoção de uma gestão de riscos e controle internos, enfatizando a relevância de ações de implementação de instrumentos de governança para acompanhamento dos resultados.
Com a contribuição das demais produções científicas apresentadas pelos nossos brilhantes profissionais, também militantes na educação como Cremildo Atanázio de Souza, Ubiratã Batista, Leonardo Souza de Almeida, Laio Mikson Lima Oliveira, Mirian Gomes Conceição e Nverson da Cruz Oliveira, temos artigos que trazem conhecimentos de extrema importância para a sustentabilidade dos negócios, independente do ramo de atuação, mostrando de forma clara e precisa o quão a contabilidade é necessária para uma boa gestão, gerando instrumentos que viabilizam acompanhar, analisar, implementar ações inovadoras e que permitam envolver a sustentabilidade nos processos de produção.
A Nossa Revista Diálogo Contábil, presenteia aos profissionais da contabilidade com um compêndio de dados e informações, frutos de um processo de educação, de pesquisas, de doação de profissionais qualificados, permitindo de uma forma dinâmica o acesso ao conhecimento atualizado.
Neste instrumento do saber, foi concedido espaço para trazermos o resumo da biografia do atual Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA, André Luís Barbosa dos Santos, onde relatamos a nossa trajetória até chegarmos à Presidência do CRCBA. Acreditamos apresentar o mais belo modelo de inovação, gestão e sustentabilidade criado, implantado e atualizado pela Senhora Maria de Lourdes, minha grande inspiração.
Foi o modelo de gestão e instrumentos de governança adotados por Dona Maria de Lourdes, em um cenário de dificuldades econômicas, que o Contador André Luís Barbosa dos Santos, se alicerçou, em especial sobre o que não se pode mensurar, no AMOR, no exemplo da família onde o débito das dificuldades, da busca pela educação, da luta pelo alimento à mesa, repercutiram no crédito do sucesso que hoje divide com todos, levantando a bandeira da igualdade social, do direito de todos, do respeito à diversidade e da valorização do profissional da CONTABILIDADE. Gratidão!
André Luís Barbosa dos Santos
Presidente do CRCBA