Revista Diálogo Contábil


Publicado por Comunicação CRCBA em 13 de janeiro de 2022

Essa edição tem um marco especial, pois estamos concluindo a Gestão e com a sensação de dever cumprido e uma das metas estabelecida era ter uma revista técnica no CRCBa e conseguimos ter esse feito realizado com tanta qualidade.

Nesta edição a temática da responsabilidade social é por demais pertinentes no mês que comemora o dia do voluntariado internacional e por isso se faz necessário repensar as nossas ações práticas enquanto profissionais de contabilidade dentro da sociedade em que estamos inseridos.

O Professor Doutor Cremildo com maestria aborda a responsabilidade social fazendo uma chamada a necessidade de todos a praticar. Na sessão das Empresas, o Diálogo Contábil trás a discussão a respeito da destinação do Imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas a respeito de doações e diante do Leão, seja solidário na fala do desembargador TJBA Salomão Resedá.

Na sessão do mundo empreendedor a temática em que mostra que o profissional de contabilidade deve ser protagonista da cidadania fiscal e na fala do auditor fiscal da Receita Federal e bacharel em Ciências Contábeis Andrey Soares afirma que “A classe contábil é, porque não dizer, a grande engrenagem que faz mover essas iniciativas.Atuando, ora na regularização de fundos, ora na articulação e na condução de campanhas, contabilistas vêm assumindo o papel que lhes cabe, como verdadeiros agentes de transformação da comunidade onde vivem”.

Outras abordagens de demonstração do papel de responsabilidade social relatado pela Professora e Contadora Luciana Simões foram Ação Social Colaborativa em Vitória da Conquista!; Martagão Gesteira: abraçado por órgãos, associações e empresários no desafiode fomentar uma cultura local de doação do IR e O Prazer de Ser Voluntário.

Na parte da revista que retrata o Mundo Acadêmico tem uma pesquisa que aborda aPercepção dos Moradores da Região Barra/Pituba sobre as estratégias de sustentabilidade adotadas pela prefeitura municipal de Salvador.

Outro artigo é bem atual para entendermos os procedimentos que devem ser efetuados nas notas explicativas das companhias brasileiras, na B3 relacionados a pandemia de covid-19.

A medida que vamos aprofundando a leitura da revista a mesma vai ficando cada vez mais prazerosa e com temas atuais e pertinentes tais como comentar a respeito da Legitimidade das empresas, Vantagens competitivas das empresas do setor elétrico, o contador na edição e arbitragem e prestação de serviços contábeis.

Fiquei encantado ao ler o perfil da contadora e conselheira do CRCBA Mercia Cristina Andrade que tem uma história linda de superação e de muita fé em Deus. A Gestão (2018-2021) foi muito privilegiada por contar com a experiência, o equilíbrio e a lealdade de Mércia, lendo sua história conseguimos entender a causa deste comportamento.

Finalizo este editorial feliz e agradecido principalmente a Deus na qual devemos toda honra por nos ter proporcionado nesta gestão conviver com pessoas maravilhosas, competentes e comprometidas e a leitura desta edição seja enriquecedora para todos como foi para mim.

Congratulo com todos e proclamo EBENEZER (até aqui nos ajudou o Senhor)

BOA LEITURA!

Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva

Presidente do CRCBA